Ata da 12ª Reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizada no dia 23 de agosto de 2007.
Às quatorze horas do dia vinte e três de agosto de dois mil e sete, reuniu-se, sob a Presidência do Prof. Flávio Antônio dos Santos, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, na sala do Conselho Diretor, Prédio Administrativo, Campus I. Presentes, conforme lista de presença, Profa. Maria Inês Gariglio, Vice-Diretora do CEFET-MG, Prof. Henrique Elias Borges – representante do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Valter Júnior de Souza Leite – representante suplente do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gray Farias Moita – representante do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva – representante suplente do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Carlos Roberto Alcântara – representante do Conselho de Extensão, Sra Lis de Oliveira Ferreira – representante do Conselho de Extensão, Prof. Anderson Arthur Rabelo – representante dos Docentes da Educação Profissional e Tecnológica, Profa. Lúcia Emília Letro Ribeiro – representante dos Docentes da Educação Profissional e Tecnológica, Prof. Hélcio Queiroz Braga – representante suplente dos Docentes da Educação Profissional e Tecnológica, Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima – representante dos Docentes de Ensino de Graduação, Prof. Flávio Renato Góes Padula – representante dos Docentes de Ensino de Graduação, Prof. Sérgio Ricardo de Souza – representante dos Docentes dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, Prof. Conrado de Souza Rodrigues – representante suplente dos Docentes dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, Prof. Vicente Donizetti da Silva – representante dos Docentes do Campus de Araxá, Prof. Anderson Grandi Pires – representante dos Docentes do Campus de Leopoldina, Prof. Renato de Sousa Damaso – representante suplente dos Docentes do Campus de Divinópolis, Sr. Márcio Antônio Rosa – representante dos Técnicos Administrativos, Sr. Aluísio Rodrigues Coelho – representante suplente dos Técnicos Administrativos, Sra. Sandra de Fátima de Aquino – representante dos Técnicos Administrativos – e Sra. Jussara Biagini – representante dos Técnicos Administrativos.
Item 1.1 – Verificação do quórum regimental
Estavam presentes 22 (vinte e dois) membros, contado o Presidente.
Item 1.2 – Abertura da 12a Reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
Item 1.3 – Discussão da pauta do dia
A reunião foi iniciada com a pauta definida na reunião anterior, já com a ordem alterada por aprovação unânime pela plenária e descrita nos itens a seguir.
Item 1.4 – Curso de Bacharelado em Administração. Relator: Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima.
O relator iniciou o relato elaborado pela comissão designada para o assunto deste item, comunicando o atraso na entrega do parecer conclusivo sobre o curso, feito pelo professor Márcio Augusto Gonçalves, consultor externo contratado, que chegara às suas mãos às treze horas do presente dia. Assim, requereu uma semana para apreciação desse parecer, uma vez que não tivera tempo para analisá-lo. Uma exaustiva discussão teve lugar e, por fim, ficou decidido: a) Votar a aprovação da oferta do segundo período do Curso de Administração. Aprovado por 14 (quatorze) votos favoráveis, 2 (dois) contrários e 1 (uma) abstenção. b) Aprovar a grade curricular do segundo período do Curso de Administração. Aprovado por 13 (treze) votos favoráveis, 1 (um) contrário e 3 (três) abstenções.
Relação das disciplinas a serem ofertadas: Sociologia, Economia, Informática II, Matemática II, Teoria Geral da Administração II, Estatística e Probabilidade, Redação Técnica II.
Encaminhamentos: Encaminhar cópia do projeto aos Conselheiros para retomada do assunto na próxima reunião, não necessariamente como primeiro ponto de pauta. Aprovado por 16 (dezesseis) votos favoráveis, 1 (um) contrário e 1 (uma) abstenção.
Item 1.5 – Curso de Engenharia Mecatrônica/Divinópolis. Relator: Prof. Sérgio Ricardo de Souza.
O relator apresentou relato elaborado pela comissão designada para o assunto deste item e ressaltou a satisfatória estrutura curricular do curso, que lhe foi apresentada. Salientou, também, o otimismo da comissão com relação ao curso. Ficou decidido que o relato final fosse realizado na próxima reunião.
Item 1.6 – Curso de Engenharia de Materiais. Relator: Prof. Conrado de Souza Rodrigues.
O relator fez a leitura do relato elaborado pela comissão designada para o assunto deste item. Ficou destacada a manifestação favorável da comissão com relação ao Projeto de Criação do Curso de Graduação em Engenharia de Materiais. O relator ressalvou, no entanto, que algumas recomendações deveriam ser atendidas tais como: a) Adequação da infra-estrutura de laboratórios e biblioteca; b) Constituição do corpo docente. Decidiu-se que fossem encaminhados o projeto e o parecer para cada Conselheiro para que o assunto fosse votado na próxima reunião.
Item 1.7 – Pauta da próxima reunião
A pauta da próxima reunião ficou estruturada da seguinte forma: 1) Curso de Engenharia de Materiais; 2) Curso de Engenharia Mecatrônica/Divinópolis; 3) Curso de Bacharelado em Administração; 4) Edital do Vestibular/Quadro de Vagas.
Item 1.8 – Comunicações
Presidente: comunicou que o CEFET-MG solicitou ao MEC a sua inclusão no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, para que a Instituição pudesse apresentar projeto e conseguir repasse de verba. Informou, ainda, que o evento organizado pela Seção de Atividades Culturais, a Estação de Inverno e Cultura, encerraria suas atividades no dia 31 (trinta e um) de agosto e fez questão de enaltecer a organização do evento. Conselheiro Hélcio: comunicou a realização do Seminário Regional ANDES/SINASEFE: Sudeste, em Belo Horizonte/MG, nos dias primeiro e dois de setembro. Destacou a relevância da discussão em torno da carreira docente e fez um convite para que todos participassem. Conselheira Ivete: comunicou que as inscrições para a Semana da Ciência e Tecnologia seriam encerradas no dia trinta e um de agosto, às oito horas da manhã. Informou, ainda, que a programação seria apresentada. Conselheiro Sérgio: comunicou que encaminharia a proposta de criação do curso em Engenharia Mecatrônica para a Presidência do Conselho, para que fosse re-encaminhada aos demais membros. Nada mais a ser discutido, o Presidente encerrou a reunião, solicitando que eu, Danilo Kenji Lessa Okuma, Assistente em Administração, lavrasse a presente ata, que vai assinada pelo Presidente e demais membros.
Belo Horizonte, 03 de outubro de 2007.
Esse texto não substitui o documento original assinado.