MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

CEPE

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

CEFET-MG

3333

Ata da 13ª Reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizada no dia 30 de agosto de 2007.

Às quinze horas do dia trinta de agosto de dois mil e sete, reuniu-se, sob a Presidência do Prof. Flávio Antônio dos Santos, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, na sala do Conselho Diretor, Prédio Administrativo, Campus I. Presentes, conforme lista de presença, Profa. Maria Inês Gariglio, Vice-Diretora do CEFET-MG, Prof. Henrique Elias Borges – representante do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Valter Júnior de Souza Leite – representante suplente do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Ivete Peixoto Pinheiro Silva – representante suplente do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Carlos Roberto Alcântara – representante do Conselho de Extensão, Sra. Lis de Oliveira Ferreira – representante do Conselho de Extensão, Prof. Anderson Arthur Rabello – representante dos Docentes da Educação Profissional e Tecnológica, Profa. Lúcia Emília Letro Ribeiro – representante dos Docentes da Educação Profissional e Tecnológica, Prof. Hélcio Queiroz Braga – representante suplente dos Docentes da Educação Profissional e Tecnológica, Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima – representante dos Docentes de Ensino de Graduação, Prof. Antônio de Pádua Nunes Tomasi – representante suplente dos Docentes de Ensino de Graduação, Prof. Sérgio Ricardo de Souza – representante dos Docentes dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, Profa. Maria Rita Neto Sales Oliveira – representante dos Docentes dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, Prof. Conrado de Souza Rodrigues – representante suplente dos Docentes dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, Prof. Vicente Donizetti da Silva – representante dos Docentes do Campus de Araxá, Prof. Anderson Grandi Pires – representante dos Docentes do Campus de Leopoldina, Prof. Renato de Sousa Damaso – representante suplente dos Docentes do Campus de Divinópolis, Sr. Márcio Antônio Rosa – representante dos Técnicos Administrativos, Sr. Aluísio Rodrigues Coelho – representante suplente dos Técnicos Administrativos, Sra. Sandra de Fátima de Aquino – representante dos Técnicos Administrativos, Sra. Jussara Biagini – representante dos Técnicos Administrativos – e Sr. Diogo Antonione Costa – representante dos Discentes dos Cursos de Educação Profissional e Tecnológica.

Item 1.1 – Verificação do quorum regimental.

Estavam presentes 23 (vinte e três) membros, contado o Presidente.

Item 1.2 – Abertura da 13a Reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Item 1.3 – Discussão da pauta do dia.

A reunião foi iniciada com a retomada da pauta da reunião anterior, descrita a seguir.

Item 1.4 – Curso de Engenharia Mecatrônica/Divinópolis. Relator: Prof. Sérgio Ricardo de Souza.

O relator expôs a relevância do curso e reiterou que o mesmo atende a critérios essenciais de um curso de engenharia. No entanto, deixou claro que o projeto pedagógico ainda necessitava de algumas alterações formais. O assunto foi amplamente discutido e, por fim, foi decidido: a) Aprovação, por unanimidade, da proposta de criação e de implantação do curso de Engenharia Mecatrônica, no Campus de Divinópolis, a partir do primeiro semestre de 2008, com oferta de 36 vagas anuais, em turno diurno; b) Apresentação, no prazo de 60 dias, a contar da data de sua aprovação em resolução CEPE, do projeto pedagógico revisado, para aprovação final pelo CEPE. Foram 10 (dez) votos favoráveis, 7 (sete) contrários e 1 (uma) abstenção.

Item 1.5 – Curso de Engenharia de Materiais. Relator: Prof. Conrado de Souza Rodrigues.

O assunto já havia sido debatido na reunião anterior e, desse modo, poucas considerações foram acrescentadas. Levantou-se a questão da filiação de disciplinas e da criação de um departamento. Essas questões ficaram a ser decididas a posteriori. Desse modo, a Plenária decidiu: a) Aprovação, por unanimidade, da proposta de criação e de implantação do curso de Engenharia de Materiais, em Belo Horizonte, a partir do primeiro semestre de 2008, com oferta de 40 vagas semestrais, em turno diurno; b) Apresentação, no prazo de 60 dias, a contar da data de sua aprovação em resolução CEPE, do projeto pedagógico revisado para aprovação final pelo CEPE. Aprovado por unanimidade.

Item 1.6. – Curso de Bacharelado em Administração. Relator: Prof. Frederico Romagnoli Silveira Lima.

A questão da mudança do Curso de Administração para Engenharia de Produção foi exaustivamente debatida. Os Departamentos Acadêmicos de Civil, Elétrica, Mecânica e Computação manifestaram-se favoravelmente quanto a assumirem a responsabilidade pela elaboração do projeto de curso. Outra proposta apresentada foi a de delegar ao Curso de Turismo a coordenação/avocação do Curso de Administração, dando início a um processo de verticalização Turismo/Administração. Depois de prolongado debate, foi decidido: a) Recomendar ao Conselho Diretor a constituição do Departamento Acadêmico de Administração; b) Selecionar, dentre os servidores da instituição, aqueles que irão constituir o corpo docente do departamento que ficará responsável por designar uma Comissão para revisar proposta de projeto pedagógico do Curso de Administração; c) Determinar que tal Comissão apresente ao Departamento, num prazo de 90 dias depois de sua constituição, a proposta substanciada para a oferta do Curso de Administração; d) Determinar a imediata constituição pro tempore do colegiado de curso. A votação foi conduzida em bloco e a proposta acatada com 13 (treze) votos favoráveis e 2 (duas) abstenções.

Item 1.7 – Edital do Vestibular/Quadro de Vagas.

O quadro de vagas para o Processo Seletivo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio – CEFET-MG, 1º semestre de 2008, ficou decidido da seguinte maneira: Campi I e II – Belo Horizonte: – Educação Profissional Técnica Integrada – turno diurno: Edificações: 70 vagas; Eletrônica: 110 vagas; Eletrotécnica – Automação Industrial: 70 vagas; Equipamentos para a Área de Saúde: 35 vagas; Estradas: 18 vagas; Informática Industrial: 70 vagas; Mecânica: 70 vagas; Mecatrônica: 35 vagas; Química: 38 vagas; Transportes e Trânsito: 18 vagas; Turismo e Lazer: 38 vagas. – turno noturno: Edificações: 35 vagas; Mecânica: 35 vagas. – Educação Profissional Técnica com Concomitância Externa – turno noturno: Eletromecânica: 35 vagas; Eletrônica: 35 vagas; EletrotécnicaAutomação Industrial: 20 vagas; Estradas: 20 vagas; Mecânica: 30 vagas; Química: 20 vagas; Transportes e Trânsito: 20 vagas.  – Educação Profissional Técnica Subsequente – turno noturno: Meio Ambiente: 70 vagas. Campus IX – Nepomuceno: – Educação Profissional Técnica Integrada – turno diurno: EletrotécnicaAutomação Industrial: 40 vagas; Mecatrônica: 40 vagas.  – Educação Profissional Técnica Subsequente – turno noturno: Eletrotécnica – Automação Industrial: 40 vagas; Mecatrônica: 40 vagas. Nos demais campi – Leopoldina, Araxá, Divinópolis, Varginha e Timóteo -, não houve alterações no quadro de vagas. A proposta de distribuição de vagas foi aprovada por unanimidade. O quadro de vagas para o Processo Seletivo da Educação Superior – CEFET-MG, 1º semestre de 2008, ficou decidido da seguinte maneira: Belo Horizonte: Administração: 40 vagas; Engenharia Elétrica: 40 vagas; Engenharia Mecânica: 40 vagas; Engenharia de Produção Civil: 40 vagas; Engenharia de Computação: 40 vagas; Engenharia de Materiais: 40 vagas; Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes: 88 vagas. Araxá: Engenharia de Automação Industrial (anual): 30 vagas. Leopoldina: Engenharia de Controle e Automação (anual): 30 vagas. Divinópolis: Engenharia Mecatrônica (anual): 36 vagas. A proposta de distribuição de vagas foi aprovada por unanimidade.

Recomendações Gerais: determinar à Coordenação de Meio Ambiente que apresente, em tempo hábil, proposta para oferta de curso diurno integrado, para inclusão no processo seletivo do primeiro semestre de 2009. Nada mais a ser discutido, o Presidente encerrou a reunião, solicitando que eu, Danilo Kenji Lessa Okuma, Assistente em Administração, lavrasse a presente ata, que vai assinada pelo Presidente e demais membros.

Belo Horizonte, 03 de outubro de 2007.

Esse texto não substitui o documento original assinado.


TOPO

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Secretaria dos Conselhos Superiores, CEFET-MG, Campus I - Av. Amazonas 5253, Nova Suiça - 3º andar do Prédio Administrativo - Belo Horizonte - MG - Brasil

CEFET-MG