MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

CEPE

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

CEFET-MG

3333Ata da 135ª Reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizada no dia 17 de novembro de 2016.

Às catorze horas e quarenta minutos do dia 17 de novembro de dois mil e dezesseis, reuniu-se, sob a presidência do prof. Flávio Antônio dos Santos, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores, Campus I. Presentes, conforme lista de presença: Flávio Antônio dos Santos, Presidente; Maria Celeste Monteiro de Souza Costa, Vice-Diretora; Trícia Zapula Rodrigues, representante suplente dos docentes do ensino profissional e tecnológico; Geraldo do Carmo Filho, representante suplente dos docentes do ensino profissional e tecnológico; Jeannette de Magalhães Moreira Lopes, representante titular dos docentes do ensino profissional e tecnológico eleita pelo Conselho de Educação Profissional e Tecnológica; William Geraldo Sallum, representante suplente dos docentes do ensino profissional e tecnológico eleito pelo Conselho de Educação Profissional e Tecnológica; José Hissa Ferreira, representante titular dos docentes do ensino de graduação; Fábia Barbosa Heluy, representante suplente dos docentes do ensino de graduação; Rachel Mary Osthues, representante suplente dos docentes do ensino de graduação; Moacir Felizardo de França Filho, representante titular dos docentes do ensino de graduação eleito pelo Conselho de Graduação; Frederico Romagnoli Silveira Lima, representante titular dos docentes do ensino de pós-graduação stricto sensu; Ivete Peixoto Pinheiro Silva, representante titular dos docentes do ensino de pós-graduação stricto sensu; Conrado de Souza Rodrigues, representante titular dos docentes de pós-graduação stricto sensu eleito pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação; Maria Rita Neto Sales Oliveira, representante titular de docentes pesquisadores; Henrique Elias Borges, representante suplente de docentes pesquisadores; Thiago Guedes de Oliveira, representante titular dos servidores técnico-administrativos; Fernando Luzia França, representante titular dos servidores técnico-administrativos. Justificaram a ausência: Antônio Francisco Cruz Arapiraca, representante titular dos docentes do ensino profissional e tecnológico; Andréa de Lourdes Cardoso dos Santos, representante titular dos servidores técnico-administrativos; Olga Moraes Toledo, representante titular dos docentes do ensino profissional e tecnológico; Paulo Eduardo Lopes Barbieri.

Item 1 – Verificação do quorum regulamentar.

Verificou-se o cumprimento do quorum.

Item 2 – Abertura da 135a Reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O Presidente colocou em discussão a pauta do dia.

Item 3 – Expediente preliminar:

Item 3.1 – Aprovação da ata da 130ª reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Item 3.2 – Aprovação da ata da 131ª reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Item 4 – Ordem do dia:

4.1- Proposta de suspensão do calendário escolar da Unidade Curvelo.

4.2 – Processo Seletivo da Graduação – 1º Semestre de 2017 (23062.012022/2016-69). Aprovada a inversão, o Presidente iniciou a reunião explanando sobre a situação da Unidade Curvelo (item 4.1). Esclareceu que participou de uma reunião com alunos, e, nessa conversa, garantiu aos discentes respeito à manifestação e assegurou o diálogo. Avaliou que a Unidade não tinha condições de ter aulas naquelas circunstâncias, tendo sugerido aos alunos que realizassem uma ocupação parcial. Percebeu também que a maioria dos estudantes da EPTNM defendia a ocupação, mas que a grande parte dos estudantes da graduação não apoiava o movimento. O Presidente informou, ainda, que o Conselho Tutelar foi acionado porque havia muitos alunos menores de idade. A segurança também foi solicitada para preservar a integridade dos alunos.  O Presidente esclareceu que, no momento, não vislumbrava necessidade urgente da suspensão do calendário na Unidade. Apontou também duas questões desestimulantes para a manutenção da ocupação: a proximidade do fim do ano e uma possível suspensão do calendário escolar. Na opinião do Presidente, dadas as condições objetivas, seria desnecessária a suspensão do calendário escolar, o que só se justificaria no caso de greve da maioria da comunidade acadêmica. [Registra-se que houve outras falas de conselheiros a respeito do tema em questão, mas, devido a uma falha na gravação, não foi possível transcrever com precisão os argumentos levantados pelos Conselheiros nesta ata. Retomando a ordem da pauta, passou-se ao exame do Item 3.1- Aprovação da Ata da 130ª reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Item 3.1- Aprovação da Ata da 130ª reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. 

Os conselheiros sugeriram alteração em alguns trechos na ata para reestruturar algumas falas, o que foi feito de imediato. A Ata foi aprovada por 8 (oito) votos a favor e 4 (quatro) abstenções.

Item 3.2- Aprovação da Ata da 131ª reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Os conselheiros sugeriam modificar o rodapé das tabelas que especificam a aprovação do quadro de vagas dos cursos de EPTNM –processo seletivo 2017. A Ata foi aprovada por 6 (seis) votos a favor e 6 (seis) abstenções.

Item 4.2. Processo Seletivo da Graduação – 1º Semestre de 2017 (23062.012022/2016-69).

O conselheiro Moacir Felizardo de França Filho fez um breve relato acerca do processo em discussão, por meio do qual foram fixados, no âmbito do Conselho de Graduação, os totais de vagas, notas de corte e pesos aplicados à seleção realizada por meio do SiSU, nos processos seletivos da graduação para o 1º semestre de 2017. Comunicou, também, que as Unidades de Leopoldina, Timóteo, Nepomuceno e Varginha também realizarão seleção para cursos de graduação por meio do Sisu, conforme Quadro 1 do anexo à Resolução CGRAD – 20/16, de 10 de novembro de 2016, a saber: Engenharia de Controle e Automação (integral) – Unidade de Leopodina – 30 (trinta) vagas; Engenharia de Computação (integral) – Unidade Timóteo – 40 (quarenta) vagas; Engenharia Elétrica (noturno, e diurno aos sábados) – Unidade Nepomuceno – 40 (quarenta) vagas; Engenharia Civil (noturno, e diurno aos sábados) – 40 (quarenta) vagas. O referido conselheiro informou, ainda, que as notas de corte para o processo seletivo SiSu permanecem as mesmas que foram aprovadas no primeiro semestre de 2016, conforme rege a resolução CEPE nº 22/15, de 13 de novembro de 2015. Assim, esclareceu que as áreas de Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias têm nota de corte 450 (quatrocentos e cinquenta), enquanto Redação tem nota de corte 500 (quinhentos). Encerradas as discussões, o processo foi submetido à votação, tendo sido aprovado por unanimidade de 13 (treze) votos.[/expand]

Item 5- Comunicações do Presidente e dos conselheiros:

1- O Presidente informou que o CEFET-MG participou da Semana de Ciência e Tecnologia, no Expominas, com 400 (quatrocentos) trabalhos. Esclareceu que professores do CEFET-MG participaram do evento como avaliadores e a repercussão foi muito positiva. Relatou a posição de destaque da participação dos alunos do CEFET-MG, se comparada a alunos das demais instituições participantes, o que, consequentemente, fortaleceu a imagem institucional. Acrescentou que pretende adequar um espaço no CEFET-MG para a realização de eventos.

2- A conselheira Ivete Peixoto Pinheiro Silva comunicou que o evento no Expominas recebeu grande público e informou que o estande do CEFET-MG contou com aproximadamente 15.000 (quinze mil) visitantes. Segundo a conselheira, foi possível se constatar o domínio técnico dos alunos dos alunos do CEFET-MG, a exemplo do curso de EPTNM de Equipamentos Biomédicos, que ganhou 4 (quatro) dos 9 (nove) prêmios em disputa, confirmando que a metodologia do curso está acertada. O primeiro lugar geral, na modalidade modelo didático, foi o protótipo do CEFET-MG, Campus Belo Horizonte, denominado CARDIOLIFE Manequim com painel eletrônico para treinamento de massagem cardíaca (orientadores: Tálita Saemi Payossim Sono e Alexandre Rangel de Sousa). Outro projeto de destaque que conseguiu também o primeiro lugar geral, na modalidade processo e produto, foi do Campus Leopoldina: Desenvolvimento de um aplicativo de realidade aumentada para o auxílio do ensino de biologia nos ensinos fundamental e médio (orientadores: Gustavo Montes Novaes e Carla Rezende Bonin). Noticiou, por fim, que os dois projetos serão apresentados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) em 2017.

3- O Presidente informou sobre o Festival de Arte e Cultura, destacando a homenagem ao professor e poeta Camilo Lara.

4- O Presidente comunicou aos conselheiros a realização do Seminário de Pesquisa e Pós-graduação, que contou com a visita do Secretário de Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia, Álvaro Toubes Prata, que falou sobre o marco em inovação. O Presidente salientou que o CEFET-MG precisa avançar mais na inovação tecnológica, sendo indispensável articular com mais vigor a questão da Empresa Júnior. O Conselheiro Geraldo do Carmo Filho reforçou que o CEFET-MG precisa melhorar, também, no empreendedorismo.

5- O Presidente informou que a Direção do CEFET-MG recebeu a visita do Prefeito de Nova Lima, Vitor Penido de Barros, para tratar de um termo de Cooperação que deve estabelecer parceria entre o CEFET-MG e a Prefeitura daquela cidade.

6- Acerca do orçamento de 2016, o Presidente comunicou que o ano corrente se encerra bem, com o pagamento de todas as contas pendentes. Relatou a compra de 25 (vinte e cinco) computadores, com expectativa de compra de mais equipamentos no início de 2017. Do ponto de vista administrativo, esclareceu que houve um investimento de R$1.000.000,00 (um milhão de reais) em equipamentos para suporte computacional.

7- O Presidente também noticiou a criação de um laboratório de computação de alto desempenho, envolvendo os vários departamentos, com gestão compartilhada, a ser utilizado pelos diversos cursos. Apesar de o projeto ainda estar em fase embrionária, a expectativa é de que em 2 ou 3 anos esteja em pleno funcionamento.

8- Sobre as unidades do CEFET-MG, o Presidente informou: (i) No Campus II de Belo Horizonte, o Prédio 20 vai ser duplicado, com acréscimo de 30(trinta) novas salas de aula. O primeiro ano do Curso de EPTNM em Eletrônica começará em fevereiro de 2017. (ii) A comissão do MEC realizará visita ao campus de Araxá, com o objetivo de verificar as informações prestadas no processo de reconhecimento do Curso de EPTNM em Mineração. (iii) A obra do ginásio do Campus Divinópolis está sendo finalizada. (iv) Está em andamento a construção da guarita de Araxá e Timóteo.

9- O Presidente comunicou que vai participar de uma reunião no MEC, no dia 23 de novembro, para apresentar, entre outras, as seguintes demandas: quadro de professores do ensino superior; recursos financeiros; registro de diplomas; Estatuto do CEFET-MG, que está pendente de aprovação.

10- A conselheira Maria Rita Neto Sales Oliveira informou que está realizando um trabalho que visa retomar o projeto da Universidade Tecnológica, projeto este que será apresentado aos reitores em reunião promovida pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) em 2017.

11- O conselheiro William Geraldo Sallum convidou os presentes para participarem, no dia 23 de novembro, no Campus I, da apresentação de um software, desenvolvido por alunos do 2º ano do Curso EPTNM de Informática, que tem por objetivo auxiliar o professor em fórum, cabeçalhos e outros recursos.

12- O Presidente noticiou a realização do evento “Mineração 4.0”, coordenado pelos professores Ângela de Mello Ferreira e Paulo Eduardo Maciel de Almeida, que ocorreu no Campus I, envolvendo a participação de 17(dezessete) empresas do ramo da mineração. Esclareceu que um dos objetivos do evento, que debateu o tema “automação, robótica e mineração”, era estabelecer parcerias de pesquisa e desenvolvimento.

13- O conselheiro Geraldo do Carmo Filho comunicou a defesa da dissertação de seu Mestrado.

14- A pedido do estudante Pedro Antônio Ribeiro Teixeira, o Presidente vai enviar à Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica (DEPT) uma sugestão de reestruturação do Curso de EPTNM em Técnico em Edificações.

15- O conselheiro Fernando Luzia França sugeriu a criação de um grupo do CEPE no aplicativo whatsapp para facilitar a comunicação de convocações e outros assuntos relacionados ao Conselho. A sugestão teve o aval dos conselheiros. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada. Eu, Marcos Fradique Mourão, Secretário dos Conselhos Superiores, lavrei esta ata.

Belo Horizonte, 17 de novembro de 2016.

Esse texto não substitui o documento original assinado.


TOPO

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Secretaria dos Conselhos Superiores, CEFET-MG, Campus I - Av. Amazonas 5253, Nova Suiça - 3º andar do Prédio Administrativo - Belo Horizonte - MG - Brasil

CEFET-MG